quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Tecnologia na sociedade, na vida e na escola.


As tecnologias a cada dia, estão mais presentes na vida de todos. Nossos alunos muitas vezes tem mais conhecimento de tecnologias do que nos docentes. O docente precisa se atualizar e rever seus conceitos quanto ao uso da tecnologia. O que ocorre com a maioria dos professores, é o medo do novo, do desconhecido. E por não conhecer todas essas tecnologias, ficam reticentes em usar todos esse recursos magníficos que a tecnologia nos oferece.

Sabemos que se deve ter muito cuidado ao escolher qual e quando usar essas tecnologias. Mas para os nossos alunos, esse nova forma de ver o mundo é muito fácil, sem mistério. Os diferentes aparelhos que encontramos no mercado, a cada dia mais modernos e cheios de funções só aguça mais a curiosidade das crianças, e enche de medo aos adultos que cada vez mais resistem em utilizar esses novos recursos.

Mas para preparar os nossos alunos para esse novo mundo que se abre , devemos antes de tudo ensiná -los a se proteger das armadilhas que esse mudo virtual apresenta. Os bancos escolares não mais são os únicos lugares em que se busca e encontra o saber. Esse saber ao qual queremos que nossos alunos encontre está nos museus, bibliotecas, teatros, bancos, aliás, no dia a dia.

A facilidade com que as crianças lidam com os aparelhos eletrônicos é fascinante, já o adulto, que não tiveram acesso a toda essa tecnologia enquanto criança, tem medo até mesmo de ligar um computador.

O medo de estragar ou perder os arquivos já escritos, faz com que o adulto se retraia ainda mais em querer aprender a usar as novas tecnologias. Mas tem consciência de que se não aprender a usá-las, ficará ultrapassado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário